O Campeonato Metropolitano de Futebol de Base deu início oficial à temporada 2026 com a realização das Reuniões Arbitrais da competição. Os encontros representaram um passo fundamental no alinhamento técnico, institucional e organizacional entre a organização do campeonato e os clubes participantes.
A primeira Reunião Arbitral foi realizada na sexta-feira, 06 de fevereiro, reunindo os clubes das categorias Sub-13 e Sub-14. Já nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, foi a vez das equipes das categorias Sub-11 e Sub-12, completando o ciclo inicial de diálogo e planejamento da temporada.
Com calendário previsto para ocorrer de março a dezembro, o Campeonato Metropolitano 2026 contará com disputas nas Séries Ouro, Prata, Bronze e Especial, abrangendo as categorias Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14. O formato reafirma a abrangência e a solidez da competição, que se consolida como uma das mais estruturadas do futebol de base no Estado do Rio de Janeiro.
As Reuniões Arbitrais foram marcadas por ampla participação dos clubes e de seus gestores, que contribuíram ativamente para a construção coletiva das ideias, ajustes e definições da temporada. O ambiente de escuta, respeito e diálogo reforçou o caráter democrático do Campeonato Metropolitano, onde decisões são tomadas de forma responsável, transparente e alinhada à realidade dos participantes.
Além da apresentação de regulamentos, formatos e diretrizes técnicas, os encontros possibilitaram importantes discussões sobre arbitragem, logística, calendário, condutas institucionais e boas práticas, sempre com foco no desenvolvimento integral dos atletas e na valorização do futebol de base.
Para Cleytuil Santos, os arbitrais reforçam o propósito maior da competição dentro do cenário formativo.
“O Campeonato Metropolitano vai muito além das partidas. Ele exerce um papel fundamental no processo de formação e desenvolvimento dos atletas, oferecendo ambiente competitivo, organizado e educativo. Esse trabalho é construído diariamente em parceria com os clubes, que são protagonistas desse processo. Seguimos contando com o importante apoio e acolhimento da FERJ, que fortalece a credibilidade e a evolução da competição. Desejamos a todos uma excelente temporada”, destacou.
O Campeonato Metropolitano chega ao seu 15ºano, com a participação de mais de 60 clubes filiados a FERJ e o envolvimento de mais de 6.000 atletas, a competição reafirma seu papel estratégico dentro do ecossistema esportivo fluminense, gerando oportunidades, fortalecendo relações institucionais e impulsionando sonhos ao longo de uma temporada extensa e formativa.
Os Arbitrais Técnicos aconteceram na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, contou com a participação da Comissão Organizadora, Clubes representados pelos seus gestores e coordenadores, além do Vice-Presidente de Competições, Marcelo Vianna e o Diretor de Competições Sub-14, Dr. Élio Campos.
A organização do Campeonato agradece o comprometimento dos clubes, dirigentes e profissionais presentes, além da FERJ, pela parceria, acolhimento e confiança contínua, caminhando lado a lado no fortalecimento do futebol de base.